sexta-feira, 4 de maio de 2012


Texto Coletivo
            O ser humano sempre sentiu necessidade de se comunicar e, é por meio da linguagem que homens e mulheres se comunicam, tem acesso à informação, expressam e defendem seu ponto de vista.
            Segundo alguns autores, educação é essencialmente comunicação, por isso o dialogo, seja ele oral ou escrito, nos leva ao importante processo de organização do próprio pensamento. Então, pode-se dizer que a comunicação de uma ideia se inicia com um intenso processo de reflexão, análise e síntese de nossos saberes acerca de um tema.
            No dia-a-dia em sala de aula, são diversas as formas utilizadas para expressar saberes e, certamente a base principal do nosso sistema de ensino é a leitura e, na sua recíproca, a escrita.
            A cultura da escola é uma cultura letrada, com poucas ou nenhuma presença de outras formas de textualidade; o letramento está presente na maioria dos materiais didáticos, como livros, apostilas, textos de jornais, revistas. A apresentação dos trabalhos dos estudantes também é frequentemente solicitada de forma escrita.
            Sabemos que até hoje o nosso sistema de ensino é baseado na leitura e na escrita, o que o torna pouco atrativo ao nosso aluno, enquanto que a rede com suas múltiplas mídias e novas formas de interação leva o aluno a apresentar mais interesse em aprender.

2 comentários:

  1. Adorei o seu texto coletivo sobre a leitura e escrita, pois todo o seu comentário está dentro da realidade.

    ResponderExcluir